A imprevisibilidade e a força dos desastres naturais fazem-nos sentir impotentes diante a sua ocorrência. Muitas vezes, parecem chegar sem aviso prévio e deixam um rastro de destruição atrás de si. Em minutos, um tsunami, terramoto ou furacão pode transformar paisagens inteiras, destruindo infraestruturas, lares e vidas humanas.
Os desastres naturais são abruptos, sim, mas frequentemente há sinais de alerta que os precedem. Esses sinais podem ser subtis e fáceis de ignorar, mas quando identificados, muitas vezes proporcionam o tempo necessário para serem adotadas medidas preventivas que podem salvar vidas e reduzir danos.
Felizmente, avanços na ciência e na tecnologia têm ampliado nossa compreensão desses sinais de alerta. Desde pequenas variações na atividade sísmica até mudanças no comportamento animal, existem diversas pistas que a natureza nos oferece.
Com base em informações do site Scribol, a Stars Insider criou uma galeria com os principais sinais que antecedem uma catástrofe natural. Com esse conhecimento, podemos aumentar nossa capacidade de resposta e proteção, transformando a nossa vulnerabilidade em vigilância ativa e informada.