Se há coisa que os portugueses se orgulham (e bem!) é do seu hábito de consumo de sopa nas refeições. A maioria das famílias faz as suas sopas em casa e enriquece-as com uma panóplia de legumes generosa. Porém, muitos portugueses esquecem-se de adicionar um bolbo tão comum na nossa gastronomia: o alho.
De acordo com o estudo “Potenciais benefícios do alho para a saúde com base em estudos de intervenção em humanos”, publicado em 2020 na National Library of Medicine, dos Estados Unidos, o alho poderá vir a ser explorado para uso na medicina, já que tem potencial para proporcionar uma vasta gama de benefícios para a saúde.
Até lá, sabemos que tem propriedades anti-inflamatórias, traz benefícios para a saúde cardiovascular, protege o fígado e até tem potencial anticancerígeno. Na sopa, pode passar quase impercetível, apesar do seu sabor intenso, por isso é o cozinhado ideal para servir a toda a família estas vantagens do alho.
De acordo com site especializado Medical News Today, estes são os benefícios do alho:
- Prevenção e apoio em constipações: O alho pode reduzir a gravidade dos sintomas e o seu impacto nas atividades diárias.
- Propriedades antibióticas: Contém alicina, que ajuda a combater infeções bacterianas, incluindo organismos resistentes a antibióticos.
- Saúde do coração e colesterol: Ajuda a baixar o colesterol "mau" (LDL) e a reduzir a pressão arterial, promovendo a saúde cardiovascular.
- Proteção do fígado: Pode ajudar proteger contra lesões hepáticas induzidas pelo consumo de álcool (hepatoprotetor).
- Gestão do peso: Pode ser um aliado na redução de peso, massa gorda e circunferência da cintura.
- Prevenção de problemas de memória: Os antioxidantes no alho podem ajudar a prevenir défices cognitivos e a desacelerar o desenvolvimento de Alzheimer.
- Melhoria da saúde óssea: Aumenta a absorção de cálcio, ajudando a prevenir ou tratar a osteoporose.
- Propriedades anticancerígenas: Compostos do alho podem reduzir o risco de certos cancros, como os gastrointestinais, quando incluído numa dieta equilibrada.