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Palavras que deve conhecer para entrar no mundo das start-ups

Embora o termo 'start-up' já faça parte do vocabulário comum, engloba uma série de conceitos específicos que nem sempre são compreendidos. Descubra alguns dos principais termos usados neste universo empresarial

Link To Leaders
19 jun, 09:00
Ambiente de escritório
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Tal como em muitas outras atividades profissionais, também no ecossistema de start-ups temos um jargão próprio, maioritariamente com termos em inglês. Seed, valuation, ronda, MVP ou unicórnio são apenas alguns dos muitos exemplos que fazem parte do dia a dia dos empreendedores e de outros players ligados ao mundo das start-ups. Vocabulário essencial para quem se movimenta neste setor e quer estar preparado para negociar com os seus pares. Vejamos alguns desses termos e o que significam.

Seed (ou semente) é o termo que designa o capital inicial de uma start-up. O primeiro investimento é essencial para poder desenvolver o produto ou serviço em causa e validar o negócio.

A origem mais comum deste capital são os business angels, os fundos de venture capital ou aceleradoras, entre outros. Os primeiros são pessoas que investem capital próprio em start-ups em estágio inicial e que, a par do dinheiro, oferecem mentoria e networking. São aliados importantes na validação do negócio. Já os fundos são entidades que investem em start-ups com potencial de rápido crescimento e que, regra geral, entram em rondas de Série A, B ou superiores. Por sua vez, as aceleradoras disponibilizam pequenos aportes financeiros, combinados com programas de mentorias intensivas. São programas que ajudam as start-ups a validar as suas ideias e a prepararem-se para captar investimentos maiores.

O bootstrapping acontece quando a start-up é financiada apenas com recursos próprios do empreendedor, sem recurso a investimentos externos. Já o crowdfunding é uma modalidade de financiamento coletivo em que várias pessoas contribuem com pequenas quantias para viabilizar um projeto ou negócio.

As rondas de investimento são as diferentes fases /estágios da vida de uma start-up, cada uma delas com objetivos específicos. Indicam o nível de maturidade da start-up e o foco dos recursos captados. Assim, temos a Série A – investimento para crescimento inicial, como expansão da equipa e marketing; Série B – visa obter recursos para escalar as operações e atingir novos mercados; e a Série C– consolidação do mercado, desenvolvimento de produtos e internacionalização.

Valuation (avaliação de mercado), consiste na estimativa do valor financeiro de uma start-up. Esta avaliação é importante nas rondas de investimento para determinar a participação societária oferecida aos investidores.

O burn rate está relacionado com o controle de gastos em start-ups e mede a velocidade com que uma start-up consome os seus recursos financeiros. É um indicador importante para ajudar a calcular o tempo restante antes que o dinheiro de caixa acabe, um fator crítico para empresas que ainda não geram lucro.

MVP é a sigla para Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável), ou seja, uma versão simples de um produto que pode ser usada para testar a sua aceitação no mercado. É muito usado para validar hipóteses e recolher feedback, com vista à melhoria do produto.

Unicórnio são conhecidas como as start-ups bilionárias. É a designação que se dá às start-ups avaliadas em mais de mil milhões de euros, e simboliza projeto que teve um sucesso excecional.

Exit é o termo usado para designar o momento em que fundadores ou os investidores vendem sua participação na start-up, geralmente através de fusões, aquisições ou IPO.

Este artigo foi escrito no âmbito da colaboração com o Link to Leaders

 

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