Um estudo recente revelou qual o hábito que mais ajuda as pessoas a reduzir o stress. As conclusões não surpreendem, uma vez que muitas pessoas já o praticam e já o tinham percebido empiricamente.
Como cita a edição espanhola da revista Elle, o estudo realizado pela Adobe Express e que envolveu dois mil adultos, concluiu que 35% dos participantes escolhem a leitura como a principal forma de relaxamento.
Segundo a mesma investigação, ler por apenas seis minutos diários pode reduzir os níveis de stress em 60%, ao diminuir o ritmo cardíaco, aliviar a tensão muscular e acalmar a mente.
Além da leitura, a investigação identificou outros hobbies populares para combater a ansiedade e melhorar a saúde mental, como caminhar, cozinhar, fazer bolos e escrever num diário. As atividades preferidas para aliviar o stress, ordenadas por popularidade, são:
1. Ler: 35%
2. Caminhar: 30%
3. Cozinhar: 29%
4. Tocar um instrumento ou praticar desporto individual: 25%
5. Escrever num diário: 22%
Cada um destes hábitos traz benefícios distintos. A leitura, por exemplo, não só melhora a saúde mental e física, como também estimula o pensamento crítico, a criatividade e enriquece o conhecimento.
Caminhar contribui tanto para a saúde física como mental, enquanto cozinhar apura os sentidos e fortalece a autoestima.
Tocar um instrumento é uma excelente maneira de relaxar e escrever num diário é uma prática recomendada para gerir o stress, trabalhar no crescimento pessoal e aliviar a ansiedade.