Facebook Instagram

Australiano quer ser o primeiro surfista cego a apanhar ondas gigantes na Nazaré

“Tenho surfado ondas cada vez maiores e agora sinto que estou pronto"

Fonte: IOL

Alguns dos melhores surfistas do mundo estão esta semana na Nazaré em busca das famosas ondas gigantes. Entre eles está Matt Formston, australiano de 44 anos e que vai tentar surpreender o mundo ao ser o primeiro surfista cego a apanhar ondas gigantes.

Nascido em Sydney, Matt pratica surf profissional há mais de 20 anos, tendo conquistado vários títulos nacionais e internacionais. “Treinei toda a minha vida para este momento, mesmo que não soubesse”, disse ao The Guardian Australia. “Tenho surfado ondas cada vez maiores e agora sinto que estou pronto.”

Matt Formston nunca teve medo do oceano e diz que perseguir a onda gigante perfeita na Nazaré é a evolução natural, já que nunca deixou de ir para o mar por as ondas estarem grandes em demasia. “Surfei as maiores ondas que atingiram a costa leste da Austrália todos os anos nos últimos cinco anos. Mas sei que são fracas em comparação com costumamos ver em Portugal”, disse ao mesmo jornal.

O surfista confessa que já se sentiu “nervoso, assustado, privilegiado – todas estas emoções”, mas que, agora, se sente apenas “entusiasmado”. “Não de forma imprudente, respeito o perigo e o poder das ondas. Mas, sinto que entrar com medo e hesitação vai provocar mais risco do que se entrar com confiança”, explicou ainda.

Matt Formston foi diagnosticado com distrofia macular. Durante a maior parte da sua vida, não teve visão central e contava apenas com 5% de visão periférica no olho direito e 3% no olho esquerdo, escreve ainda o Guardian Australia.

RELACIONADOS
Mais Lidas