Facebook Instagram

Os 5 erros mais comuns que comete a carregar o telemóvel e que o fazem durar menos

Tem o hábito de deixar o telefone a carregar a noite toda? Use o cabo que está mais à mão e não o original? Estes hábitos aparentemente inócuos podem estar a matar a bateria do seu telemóvel

Adriana Gomes
3 nov 2024, 13:45

Hoje em dia, os telemóveis estão sempre colados a nós e parece que já sabemos tudo sobre eles: os atalhos mais usados, as melhores aplicações, como conseguir a melhor foto… Ainda assim, parece que praticamente toda a gente comete erros fatais na hora de ligar ao gadget à corrente. E estes erros podem custar a bateria do telemóvel.

O segredo para garantir que o seu telemóvel dura longos e bons anos está na forma como o carrega. De acordo com o site News Break, há cinco erros que tem mesmo de evitar.

1. Deixar a carregar por horas a fio

Arriscamo-nos a dizer que todos já cometemos este pecado: pôr o telefone a carregar e deixá-lo lá horas mesmo depois de a bateria ter chegado aos 100%. O que acontece é que a bateria acaba por sobreaquecer e vai ficando danificada.

A recomendação é que vá carregando o telemóvel em pequenos períodos de tempo, garantindo que a bateria está sempre entre os 30 e os 80%. Alguns telefones têm já a otimização de carregamento. Esta definição faz com que o telefone aprenda os seus hábitos de carregamento e evita que ele fique carregado a 100% durante horas.

2. Utilizar carregadores incompatíveis

Agarra em qualquer carregador independentemente de ser certificado ou não? Pois bem, isto vai danificar o seu telemóvel já que a corrente pode ser insuficiente ou fazer um carregamento demasiado rápido. Mais uma vez, isto poderá provocar o aquecimento da bateria, o que conduz à sua degradação.

3. Usar o telemóvel enquanto está a carregar

Evite usar o seu telemóvel enquanto ele está ligado à corrente já que isto faz a bateria aquecer.

4. Ignorar as atualizações de software

As atualizações de software às vezes incluem alterações à gestão de bateria e podem melhorar a sua longevidade. Não ignore os alertas e faças as atualizações assim que possível.

5. Carregar o telemóvel quando estão temperaturas extremas

Evite carregar o telemóvel em carros ou salas muito quentes ou até em zonas excessivamente frias. A regra é simples: as baterias de lítio não gostam de temperaturas extremas, por isso, evite carregar se estiver num ambiente muito quente ou muito frio.

RELACIONADOS
Mais Lidas