Uma menina de seis anos morreu após cair de um brinquedo num parque de diversões no Colorado, Estados Unidos. Quatro anos depois, a justiça norte-americana condenou os responsáveis a pagar 205 milhões de dólares (cerca de 189 milhões de euros) à família da vítima.
De acordo com a revista People, a criança caiu de uma altura de cerca de 33 metros durante a atração Haunted Mine Drop e morreu no local, sofrendo múltiplas fraturas, lesões cerebrais e ferimentos internos.
De acordo com o processo, Wongel estava sentada por cima dos cintos de segurança em vez de os usar corretamente. Um alarme chegou a alertar os funcionários para a anomalia, mas estes, que tinham sido contratados apenas dois meses antes, ignoram o aviso, reiniciaram o sistema de segurança e permitiram a partida do brinquedo.
O relatório das autoridades do Colorado concluiu que a morte resultou de “múltiplos erros humanos” e de violações das normas de segurança aplicáveis a equipamentos de diversões.
O júri considerou responsáveis a empresa , proprietária do parque, e a fabricante do brinquedo, , condenando-as ao pagamento de 82 milhões de dólares em danos não económicos e 123 milhões em danos punitivos.
Em comunicado, o parque lamentou a morte da criança e afirmou que o veredicto “coloca em risco a sua própria sobrevivência”, culpando a fabricante por “um sistema de segurança defeituoso”. Já a defesa da família considerou a decisão “um passo fundamental para garantir que tragédias como esta nunca mais se repitam”.