Apesar de os recipientes plásticos serem bastante práticos para armazenar e transportar alimentos, é importante ter em mente que existem alguns riscos associados ao uso deste tipo de material, principalmente devido à presença de compostos como o bisfenol.
Além disso, as variações de temperatura podem alterar significativamente o sabor e as propriedades dos alimentos. Por isso, nem todos os alimentos devem ser guardados e transportados nestes recipientes, especialmente quando se trata de levar refeições para o trabalho ou para a escola.
O site El Cronista refere 6 alimentos que nunca devem ser armazenados em recipientes de plástico:
Carnes processadas
Carnes picadas, cozinhadas, assadas ou marinadas devem ser conservadas em recipientes de vidro. O problema principal reside no facto de o plástico acelerar a decomposição destes alimentos, aumentando o risco de apodrecimento e, consequentemente, de intoxicação alimentar.
Ovos e seus derivados
Os ovos são alimentos de origem animal que apresentam um risco elevado devido à presença da bactéria salmonella, que pode estar presente na casca, vinda dos dejetos do animal. A propagação de agentes infecciosos ocorre quando o ovo é mal cozinhado ou consumido cru.
Frutas e legumes
Quando armazenados em recipientes de plástico, frutas e legumes tendem a amolecer, perdendo as suas propriedades nutritivas, como vitaminas e minerais. Para evitar a oxidação ou deterioração, é preferível utilizar recipientes de vidro.
Lacticínios
Produtos lácteos como leite e seus derivados, quando armazenados em recipientes de plástico, estão sujeitos a variações bruscas de temperatura, que podem não apenas alterar o sabor, como também quebrar a cadeia de frio. Isso favorece o desenvolvimento de vírus e bactérias que podem provocar problemas gastrointestinais.
Saladas temperadas
O principal problema com saladas já temperadas é que os vegetais, ao serem armazenados, tendem a oxidar. Este processo natural ocorre em qualquer circunstância, mas o uso de recipientes plásticos pode alterar ainda mais o sabor e as propriedades dos vegetais, estejam eles frescos ou cozidos.
Sopas e ensopados
O ideal para armazenar sopas ou ensopados é fazê-lo em recipientes de vidro e quando estão frios. Recomenda-se ainda evitar fazer grandes quantidades, a menos que se pretenda congelar. De qualquer forma, tanto as propriedades como o sabor destes alimentos podem ser afetados. Além disso, se forem armazenados ainda quentes, podem facilitar o desenvolvimento de bactérias.