Num país onde as praias são sinónimo de muito turismo, bares de praia sempre cheios, há ainda refúgios para que os espanhóis possam também relaxar, longe das multidões.
Um desses sítios foi destacado pela imprensa espanhola El Español: uma praia selvagem, sem rede móvel, sem infraestruturas e praticamente desconhecida dos visitantes internacionais: a Praia de Castilnovo, que fica situada na costa de Cádis.
Esta praia tem um cenário composto por dunas, pinhais, caminhos de areia e quilómetros de costa aberta ao Atlântico. O único som que se ouve é o das ondas e do vento. A ausência da agitação e movimento constante, transformou Castilnovo num local quase terapêutico, ideal para quem quer estar longe da confusão.
Para lá chegar, é necessário deixar o carro em Conil de la Frontera e caminhar cerca de 15 a 20 minutos por trilhos de terra batida e areia. O acesso difícil e a ausência de infraestruturas são precisamente o que garante o ambiente sereno e autêntico.
Um dos pontos mais emblemáticos é o Torreón de Castilnovo, uma antiga torre de vigia do século XVI, que oferece uma vista deslumbrante, especialmente ao pôr do sol.