Para muita gente, o verão é a altura perfeita para ir a banhos, quer seja na praia ou na piscina. E se há pouca coisa melhor do que andar a boiar, nadar ou até chapinhar na água, a verdade é que por vezes acaba-se com o ouvido entupido.
Se costuma ficar com água no ouvido, sabe quão incómodo pode ser. Às vezes sente-se um formigueiro, outras os sons ficam alterados. Mas não importa o resultado, o desconforto é grande e a vontade é tirar a água o mais depressa possível.
Muitas vezes, a água acaba por sair sozinha. Ainda assim, há truques para acelerar o processo. Atenção que se ficar muito tempo com líquido dentro do ouvido poderá ter alguma infeção ou otite, alerta a Healthline, citada pelo Huffington Post.
Um dos mais conhecidos – e talvez o mais usado – é sacudir o lóbulo da orelha enquanto se inclina a cabeça para que a água caia mais depressa.
Outra opção é deitar-se com o ouvido que tem água para baixo. Uns minutos nesta posição e, normalmente, a água começa a drenar aos poucos graças à gravidade.
A Healthline ainda recomenda que se mastigue algo caso o líquido esteja no ouvido médio, já que assim alivia-se a tensão e ajuda a que a água saia mais facilmente.
Se ainda assim vir que continua com água no ouvido, é recomendado que vá ao médico para que se encontre uma solução que não venha a danificar o ouvido.