De acordo com o site El Espanol, o vinho tem mais do dobro das calorias quando comparado com a cerveja. O site explica, com base em dados da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), que o vinho é obtido da uva através de um processo que fermentação que transforma açúcares em álcool e dióxido de carbono.
Por cada 100 ml, o vinho contém 78 calorias, mais do que o dobro da cerveja. No entanto, sublinha o mesmo site, o vinho beneficia de melhor reputação, embora a ciência não recomende o seu consumo mesmo que seja em doses moderadas .
Na composição da cerveja, destacam-se os hidratos de carbono (açúcares), assim como uma pequena quantidade de proteínas vegetais que não fornece lípidos. Por cada 100 ml de cerveja, pode contar com 33 calorias .
Mas mesmo tendo o dobro das calorias, será que o vinho engorda mesmo mais do que a cerveja? Temos de ter em conta o contexto de consumo: a cerveja, por norma, é consumida em muito mais quantidade do que o vinho e aí reside a resposta. Enquanto um copo de vinho, que tem menos quantidade, pode ser suficiente para a maioria das pessoas, quando se trata de uma garrafa ou lata de cerveja, a situação é diferente. Além de ter mais quantidade, é raro os consumidores beberem só uma.
Sobre a barriga de cerveja muitas vezes atribuída especialmente aos homens, a ciência não corrobora este mito. Embora existam estudos que sugerem que o consumo de cerveja aumenta o perímetro abdominal, outros concluem que contribui significativamente para o aumento de peso, explica o El Espanol.