Facebook Instagram

Casal adotou menina de seis anos, que afinal era adulta e os tentou matar. Eis o estranho caso de Natalia

A história bizarra voltou agora para a ribalta, graças a uma série documental

IOL
19 mai 2023, 13:17
Natalia Grace Foto Reprodução Youtube @investigationdiscovery
Natalia Grace Foto Reprodução Youtube @investigationdiscovery

Natalia Grace, uma alegada menina órfã que vivia num orfanato na Ucrânia, foi adotada em 2010 por um casal norte-americano. O que se seguiu tem detalhes dignos de Hollywood. Michael e Kristine Barnett acreditavam que estavam a adotar uma criança, mas pouco tempo depois começaram a desconfiar da verdadeira idade da menina.

A desconfiança evoluiu mesmo para uma grave acusação: Michael e Kiristine acusaram Natalia, portadora de uma forma de nanismo designada displasia espondiloepifisária, de estar a fazer passar-se por uma criança, quando na realidade se tratava de uma mulher adulta com intenções sinistras e violentas sobre a sua família, como escreve a revista People.

O casal acusou Natalia de ter tentado magoar os seus filhos biológicos e de ter tentado matar a mãe adotiva pelo menos duas vezes, numa delas arrastando-a para uma cerca elétrica e noutra colocando veneno no seu café. Também deixava pioneses ao contrário nas escadas da casa para que os restantes membros da família se magoassem, entre outros hábitos sinistros, como aparecer a meio da noite nos quartos.

Michael Barnett contou ao Good Morning America, em declarações citadas pela People, que os médicos que acompanhavam Natalia corroboraram as suas desconfianças: "Esta pessoa é sociopata. Esta pessoa é uma vigarista. Vocês estão todos em perigo", disseram.

Em declarações à DailyMailTV, o pai adotivo, Michael Bernett, sublinhou ainda: “A Natalia era uma mulher. Ela tinha período. Tinha dentes de adulto. Nunca cresceu um centímetro, o que deveria acontecer, mesmo sendo uma criança com nanismo. “Todos os médicos confirmaram que ela sofria de uma doença psicológica grave, diagnosticada apenas em adultos. Ela saltava de carros em movimento, espalhava sangue em espelhos, fazia coisas que ninguém imagina uma criança a fazer”, contou.

Em 2012, dois anos depois da adoção, o casal interpôs um processo na Justiça e conseguiu que a idade de Natalia fosse legalmente alterada para 22 anos, mudando o seu ano de nascimento de 2003 para 1989. No ano seguinte, o casal mudou-se com os três filhos biológicos para o Canadá, deixando Natalia sozinha num apartamento em Lafayette, nos Estados Unidos.

Michael e Kristine, que mais tarde se divorciaram, chegaram a ser acusados de negligência de um dependente, mas as acusações foram todas retiradas entretanto, em grande parte pelo facto de a idade legal de Natalia ter passado para 22 anos.

Em 2019, a ucraniana contou a sua versão dos factos no programa Dr. Phil e compareceu acompanhada pelo casal que a acolheu depois de a ter encontrado a viver sozinha no apartamento onde fora deixada pelos Barnett. O médico acabou por comentar depois da entrevista: "Não acho que esta pessoa tenha 30 anos", disse. "Acho que o tribunal cometeu um erro. Não acho que haja fundamento médico para isto [mudança de idade]", defendeu. "Acho que ela própria não sabe a idade que tem."

A história bizarra voltou agora para a ribalta, graças à série documental “O Curioso Caso de Natalia Grace”, que terá três episódios, e que será transmitida no canal norte-americano Investigation Discovery, a partir de 29 de maio.

RELACIONADOS
Mais Lidas