Uma mulher de 71 anos morreu no Texas depois de contrair uma ameba comedora de cérebro (Naegleria fowleri) ao fazer uma lavagem nasal com água da torneira de uma autocaravana.
O site People avança que segundo o relatório dos médicos, os sintomas começaram quatro dias após o uso do dispositivo e agravaram-se rapidamente, levando à sua morte oito dias depois.
A Naegleria fowleri é um microrganismo raro, mas altamente mortal, que entra pelo nariz e ataca o cérebro, causando uma infeção chamada meningoencefalite amebiana primária. Desde 1962, apenas quatro pessoas sobreviveram à infeção nos EUA.
"Este caso reforça os riscos graves para a saúde associados ao uso incorreto de dispositivos de irrigação nasal, bem como a importância da qualidade da água em autocaravanas e do cumprimento das normas regulamentares pelos sistemas de abastecimento público de água", alertam as autoridades.
Esta ameba vive em águas doces e quentes, como lagos, rios, nascentes termais ou piscinas mal desinfetadas. A infeção só acontece quando a água contaminada entra pelo nariz — não é perigosa se ingerida.
As autoridades de saúde alertam que nunca se deve usar água da torneira para lavar os seios nasais, a não ser que tenha sido previamente fervida e arrefecida. O ideal é usar água estéril ou destilada, uma vez que filtros comuns, como os da Brita, não garantem segurança.