Facebook Instagram

Bogotá na Colômbia atingido por novo sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter

Primeiro abalo foi de magnitude 6,1 oito horas antes

Agência Lusa
18 ago 2023, 10:44
Bogotá, Colômbia Foto RandomInstitute, Unsplash
Bogotá, Colômbia Foto RandomInstitute, Unsplash

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter atingiu na quinta-feira à noite Bogotá, capital da Colômbia, oito horas depois de um outro abalo, de magnitude 6,1, que causou um morto.

O novo tremor ocorreu às 20:15 (02:15 de hoje em Lisboa) e teve como epicentro a mesma região do centro do país onde aconteceu o primeiro sismo, avançou o Serviço Geológico Colombiano (SGC).

De acordo com o SGC, o epicentro desta réplica situou-se no município de Restrepo, muito perto de Bogotá, e foi sentido de forma intensa porque aconteceu a uma profundidade "superficial", inferior a 30 quilómetros.

A capital da Colômbia já tinha sido atingida, às 12:04 (18:04 de Lisboa), por um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que fez tremer prédios e levou milhares de pessoas a saírem para as ruas em busca de refúgio.

O abalo teve epicentro a uma profundidade de 30 quilómetros, perto da localidade de El Calvario, a norte do departamento de Meta, no centro da Colômbia, 40 quilómetros a sudeste da capital.

Em El Calvario, pelo menos quatro casas sofreram danos consideráveis, segundo as autoridades locais.

O primeiro sismo deixou uma única vítima, uma mulher que, em pânico, pulou da janela de um apartamento localizado no sétimo andar de um prédio da capital colombiana e morreu ao cair no chão.

A autarca de Bogotá, Claudia López, assegurou que na cidade "nenhum dos serviços nem os edifícios tiveram grandes danos, apenas pequenos", incluindo a queda de parte do teto do plenário do parlamento da Colômbia, que na altura estava vazio.

Cerca de 10 minutos depois do primeiro sismo, deu-se um segundo, de magnitude 5,6, sem danos visíveis nos edifícios de Bogotá, cidade com cerca de oito milhões de habitantes.

A autoestrada entre Bogotá e Villavicencio, capital do departamento Meta, foi encerrada de forma preventiva devido a potenciais deslizamentos de terra, já que no mês passada um deslizamento no município de Quetame matou 26 pessoas e destruiu cerca de vinte casas.

RELACIONADOS
Mais Lidas