Facebook Instagram

Não pise baratas! Descubra qual a forma mais segura de matar estes insetos

Pisar baratas pode fazer mal à sua saúde. Há maneiras melhores de as eliminar de sua casa

IOL
7 jul 2023, 09:55
Barata Foto: Srattha Nua/Pexels
Barata Foto: Srattha Nua/Pexels

Baratas

As baratas são provavelmente dos insetos que mais repulsa causam. Por isso, não é de estranhar que assim que se veja uma – especialmente dentro de casa – o primeiro instinto seja pisá-la para que não desapareça. Mas ao fazê-lo, poderá estar a pôr em risco a sua saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deixa o alerta e um especialista, em declarações à UOL, explica porque é que pisar baratas pode ser um problema. Quando são esmagados, estes insetos libertam grandes quantidades de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos.

Mesmo quando se usa um inseticida, a barata liberta os contaminantes ainda que de forma mais lenta.

Há inclusivamente estudos que mostram uma ligação entre este processo quando uma barata é esmagada e doenças como tuberculose, poliomielite, febre tifoide, conjuntivite, pneumonia, hepatite A e lepra.

Então se não se pisam baratas, qual é a melhor forma de as eliminar?

O especialista aconselha a que se encontrar uma barata dentro de sua casa, que pegue nela com um papel e apenas a mate fora de paredes.

Como muita gente não gostará de o fazer, por medo ou nojo, a recomendação é que se use uma destas opções: água quente, álcool gel, detergente líquido de louça, armadilhas com veneno ou gel específico para a finalidade.

Com estas opções, vai haver à mesma libertação de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos, mas de forma mais lenta. Por isso, assim que matar o inseto, o ideal é descartá-lo o mais depressa possível!

RELACIONADOS
Mais Lidas