Já lhe aconteceu estar no banho ou a escovar o cabelo e sentir que está a perder imensos fios? Todas as pessoas passam por períodos em que o cabelo parece que não está tão lustroso e saudável e há estudos que indicam que pelo menos metade das mulheres vão ter de enfrentar níveis de queda de cabelo preocupante.
Apesar de haver um sem número de produtos e tratamentos que prometem ajudar a combater estes problemas capilares, muitos deles têm um preço elevado que não os torna acessíveis para qualquer pessoa. Mas há uma opção natural bem mais barata que está a fazer furor no TikTok: o óleo de alecrim.
Tudo começou quando um cirurgião plástico partilhou um vídeo a explicar que o óleo essencial de alecrim tinha efeitos semelhantes ao minoxidil, um ingrediente usado em produtos que combatem a queda capilar. O vídeo tornou-se viral e desde então a hashtag #rosemaryoil (óleo de alecrim) já conta com mais de 2 mil milhões de visualizações.
O Today Show quis saber se este óleo essencial era realmente milagroso e, para tal, falou com a dermatologista Michelle Henry.
A especialista refere que apesar de haver outros óleos essenciais que ajudam a estimular o crescimento capilar, o óleo de alecrim é particularmente impressionante e pode ser usado até por grávidas por não ser tóxico e ter efeitos secundários mínimos.
Não se sabe ao certo o que torna o óleo de alecrim tão poderoso, mas uma das principais teorias é que estimula a circulação no couro cabeludo o que ajuda a estimular o crescimento dos fios, explica a especialista. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias o que ajuda a combater muitas das condições que fazem com que haja queda de cabelo.
Como usar óleo de alecrim?
A dermatologista sugere misturar óleo essencial de alecrim com um óleo “transportador”, que pode ser óleo de coco ou óleo de rícino. Em alternativa, também se podem comprar produtos que tenham alecrim como ingrediente ativo.
Veja em baixo algumas receitas de óleo de alecrim para fazer em casa.