Facebook Instagram

O seu cão tem espirros reversos? Saiba o que são e se deve preocupar-se

Se, por vezes, o seu cão puxa ar pelo nariz de forma rápida, perceba o que fazer e se deve preocupar-se ou não

IOL
28 nov 2023, 14:58
Cão Foto: Priscilla du Preez, Unsplash
Cão Foto: Priscilla du Preez, Unsplash

Ter patudos é quase como ter filhos e é normal que por vezes nos preguem alguns sustos. Já lhe aconteceu ver o seu cão ter um ataque quase como se estivesse engasgado, a fazer sons semelhantes a um ronco? Provavelmente assistiu a um episodio de espirros reversos.

Uma reação normal para os tutores quando veem um destes episódios é assustarem-se. Afinal, parece que o animal está muito atrapalhado. A boa notícia é que na maioria das vezes trata-se de uma situação inócua para o cão.

O que são espirros reversos?

Numa publicação da Barkin, a veterinária Maria Mariano explica que tal como um espirro é uma forma de defesa do organismo, o espirro reverso tem também o mesmo objetivo. Neste segundo caso, em vez de o ar se expelido, ele ocorre para dentro.

O espirro reverso, também chamado de respiração paroxística inspiratória, normalmente ocorre quando o cão está a inspirar e acontece um espasmo involuntário da garganta e do céu da boca.

Estes episódios são mais comuns em cães de raças braquicéfalas (com o nariz espalmado), como Pugs, Bulldogs Franceses ou Boston Terriers, mas pode ocorrer em qualquer cão. Também pode acontecer a gatos apesar de ser menos frequente.

As principais razões para os animais terem espirros reversos são alergias, corpos estranhos, parasitas, inflamação, infeções respiratórias ou tumores. Também podem surgir quando os cães estão muito excitados.

Como identificar um espirro reverso

Quando um cão tem um espirro reverso, ele começa por ficar parado num local. Além do barulho quase de engasgamento, o cão poderá esticar o pescoço, arregalar os olhos e afastar os membros. É também normal verem-se movimentos rápidos inspiratórios com a boca fechada. Pode ter tosse.

Deve preocupar-se quando o seu cão tem estes episódios?

Normalmente, quando um cão tem um espirro reverso é porque precisa de libertar algo que possa estar a irritar a garganta. Por isso, apesar do barulho assustador e de poder parecer que está a ocorrer um engasgamento, se os episódios forem esporádicos, não há motivo para preocupação.

Por outro lado, se o animal tiver episódios frequentes e se vierem acompanhados por corrimento nasal, a veterinária da Barkin recomenda que se leve o animal ao médico veterinário.

Nos vídeos, pode ver algumas técnicas para que ajude o seu animal a passar os episódios de espirros reversos mais rápido.

RELACIONADOS
Mais Lidas