Facebook Instagram

Conheça as 5 principais causas da queda de pêlo nos cães

Veterinário explica quando é relevante e quais são as principais causas

IOL
24 nov 2023, 16:54
Cão a ser escovado Foto: Freepik
Cão a ser escovado Foto: Freepik

Se tem um cão, com certeza já se apercebeu que há fases em que o animal está a perder mais pêlo. Perceba se esta queda é normal e em que situações deve agir para evitar problemas maiores de saúde no seu quatro-patas.

O veterinário André Santos utilizou o seu Instagram @andresantosvet para partilhar com os seguidores quais são as principais causas de queda de pêlo nos cães e quando é que os donos devem agir e procurar ajuda.

“Existem algumas variações individuais de queda de pêlo”, começa por explicar o veterinário. “A raça, a genética, alguns cães têm um crescimento capilar mais rápido, fazendo com que tenham mais queda de pêlo”. Ainda assim, destaca cinco principais causas para a queda de pêlo mais acentuada.

5 principais causas para a queda de pêlo

Sazonalidade – é normal que na primavera e no outono haja mais queda de pêlo;

Problemas dermatológicos – infeções de pele, alergias e parasitas como a sarna ou pulgas podem fazer com que o cão perca mais pêlo;

Má nutrição – André Santos explica que uma dieta inadequada provoca má qualidade do pêlo e desidratação;

Problemas hormonais – excesso de cortisona ou um défice da hormona da tiroide provocam não apenas queda de pêlo, como também alopecia.

Stress ou ansiedade – os patudos também podem sofrer de ansiedade e isso pode provocar maior queda de pêlo.

Em que caso deve o tutor ir ao veterinário com o seu animal

O veterinário deixa ainda um alerta para os tutores. Quando a queda de pêlo é persistente ou está associada a outros sinais, tais como consumir pouca água, perda de apetite ou prostração, deve-se levar o cão ao veterinário.

RELACIONADOS
Mais Lidas