A procrastinação no que diz respeito a arrumações é mesmo muito frequente. Quando nos apercebemos, passaram vários meses e a gaveta dos tupperware está caótica, o armário dos brinquedos está impedido de ser aberto sob pena de ocorrer uma avalanche e a mesa da sala acumula folhetos e panfletos que nascem na caixa do correio.
Esta realidade comum a muitos de nós é geralmente acompanhada por um sentimento de culpa e peso por não dar início à tarefa que nos parece muito demorada. E, enquanto assistimos com admiração a séries sobre minimalismo na Netflix ou a dicas de “declutter” no Instagram, vamos adiando a ação sobre o caos à nossa volta.
Pois bem, a especialista em organização Lela Burris apresenta um método de contrarelógio que parece ser muito mais eficaz para finalmente darmos o primeiro passo. A organizadora profissional garante que não vamos precisar de perder um fim de semana para progredir na missão de destralhar e organizar. E recomenda: “Quando programar 10 minutos num cronómetro e faz uma corrida contra o tempo com a missão de encontrar o máximo de coisas para deitar fora, vai ficar chocado com a quantidade de objetos dos quais se consegue livrar.”
Veja agora no vídeo como deve proceder e que eficaz que parece: