Havendo espaço, um estendal numa divisão seca e arejada ou uma varanda protegida será sempre a opção mais sustentável para secar roupa em dias de chuva. Porém, pode ter de esperar largas horas até ter a roupa seca e acumular peças por lavar e por secar durante vários dias. Por isso, é normal procurarem-se soluções alternativas.
Como investir numa máquina de secar roupa pode parecer um esforço demasiado pesado, muitas pessoas acabam por utilizar os desumidificadores para secar a roupa. Mas, faz sentido? De acordo com um estudo da DECO, a conclusão não deixa dúvidas: “não são a melhor escolha para o efeito e gastam muita energia. No confronto com uma máquina de secar com bomba de calor, esta última é imbatível. Sai a um quarto do preço e a roupa seca em duas horas e meia”, sublinha a Defesa do Consumidor.
Por isso, se não precisa de um desumidificador em casa para resolver problemas de condensação e excesso de humidade interior (aí, sim, compensa comprar um), não vale a pena adquirir este aparelho só para secar a roupa no inverno.
Nos testes da DECO, verificou-se que todos os desumidificadores secaram 1,2 quilos de roupa em quatro horas, em média. No estendal de interior, a roupa demorou 13 horas a secar, mas o resultado foi semelhante ao do desumidificador, melhorando muito quando a roupa está bem espaçada ao longo do estendal e a divisão está arejada.
Os testes com máquina de secar com bomba de calor revelaram ser a “solução imbatível face ao desumidificador”, revelou a Defesa do Consumidor. “Seca oito quilos de roupa em duas horas e meia e sai a cerca de um quarto do preço. Claro que se tiver a possibilidade de usar um estendal dentro de casa, este é o método mais barato”, referem.
Note as diferenças do estudo da DECO:
- Máquina de secar com bomba de calor - 8 kg de roupa custa 0,32€, consome 1,79 kWh e demora 2h30 a secar
- Desumidificador – 1,2 Kg de roupa custa 1,20€, consome 0,94 kWh e demora 4h a secar
- Roupa no estendal dentro de casa – 1,2 Kg de roupa demora 13 horas a secar mas tem custo zero