Facebook Instagram

É por isto que nunca deve estar mais de 10 minutos sentado na sanita (muito menos com telemóvel)

Graças aos telemóveis, cada vez mais pessoas deixam-se ficar longos períodos sentadas na sanita. Mas este hábito pode ser muito nefasto para a saúde

IOL
23 jan, 10:24
Usar o telemóvel na casa de banho tem consequências para a saúde Image by storyset on Freepik
Usar o telemóvel na casa de banho tem consequências para a saúde Image by storyset on Freepik

Quanto tempo passa sentado na sanita depois de concluir o 'assunto' que o levou à casa de banho? Saiba que nunca deve estar mais de 10 minutos na retrete e há vários motivos de saúde para não o fazer. Este hábito, que parece inofensivo (e uma forma até de se isolar e ter alguns momentos de sossego), traz, na verdade, bastantes problemas, como refere um artigo do site espanhol Merca2.

O hábito de utilizar dispositivos móveis enquanto está sentado na sanita passou a ser uma tendência generalizada. Seja a percorrer as redes sociais, a ler as notícias ou a jogar, muitos consideram este momento uma oportunidade para desfrutar de momentos sossegados.

Embora a prática possa ser comum, como revelou um estudo citado pelo Merca2 que dá conta de que 65% de 9.800 adultos entrevistados admitiram usar os telefones na sanita, os especialistas alertam para os potenciais impactos na saúde que podem surgir por passar demasiado tempo sentado na sanita com dispositivos móveis nas mãos.

Riscos para a saúde: hemorroidas e prolapso retal

A gastroenterologista Roshini Raj, da Universidade de Harvard, é clara: "Em geral, não deve passar mais de 10 minutos, em média, na sanita. A médica alerta sobre a possibilidade de desenvolver hemorroidas ao ficar sentado por períodos prolongados na sanita. O design funcional da sanita contribui para este problema, já que a região anorretal fica um pouco mais baixa do que a parte que fica nas coxas. Esta posição, mesmo sem esforço, pressiona as veias, o que pode resultar em pernas inchadas e doridas.

Obstipação

Um risco que poucos conhecem é o corpo poder começar a ignorar os seus próprios sinais naturais. A gastroenterologista explica que os movimentos peristálticos, ou seja, as contrações que movem as fezes pelo intestino, podem deixar de ser acionados quando chega à sanita porque o cérebro 'habitua-se' a que pode simplesmente estar sentado naquele objeto por longos períodos a fazer nada. Se o seu corpo não reconhecer esses sinais, isso poderá vir a provocar obstipação.

Higiene

Além dos riscos para a saúde por estar sentado, existe ainda um risco sério ao nível da higiene. Sempre que aciona o autoclismo existe um efeito de pulverização de agentes patogénicos que podem ‘aterrar’ nas superfícies à sua volta. Até pode lavar as mãos, mas o seu telemóvel é limpo depois de estar na sanita? Saiba que ao estar perto da retrete pode facilmente ficar contaminado. E, de seguida, vai passar o dia inteiro a mexer nele e até o empresta aos seus filhos… Pense bem. 

O especialista em comportamento humano Nir Eyal recomenda, então, que faça um pacto importante consigo mesmo sobre o tempo aceitável para estar na casa de banho. E, se for difícil para si controlar este comportamento, o melhor é fazer um trabalho mais introspetivo. “Do que estou eu a fugir quando vou à casa de banho durante 30 minutos?" ou “Que sentimentos estou a tentar evitar enquanto uso o meu telefone?” são perguntas que deve fazer a si mesmo, recomenda o especialista, levando-o a ganhar mais consciência e controlo sobre os seus hábitos diários.

 

RELACIONADOS
Mais Lidas