Facebook Instagram

61 mortes por afogamento em Portugal nos primeiros 6 meses do ano

Número foi inferior ao de 2022

Agência Lusa
11 ago 2023, 11:53
Praia Foto: Elio Santos, Unsplash
Praia Foto: Elio Santos, Unsplash

Sessenta e uma pessoas morreram afogadas nos primeiros seis meses do ano, segundo a Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS), destacando que, apesar de diminuição de casos face ao período homólogo, os valores ainda continuam elevados.

Em comunicado, a FEPONS cita números do Observatório do Afogamento para indicar que, apesar de se ter registado uma redução relativamente ao período homólogo (68 óbitos), ainda foi superior à média dos últimos seis anos (56 mortes).

Sublinha ainda que o ano de 2022 foi o pior ano, dos últimos 18, nesta área.

Segundo o relatório do Observatório dos Afogamentos, 51 das pessoas que morreram afogadas nos primeiros seis meses do ano eram homens e mais de metade (57,4%) tinha mais de 40 anos.

De acordo com o documento, 16 casos aconteceram em abril, 12 em junho e 10 em janeiro e apenas um caso ocorreu numa zona vigiada.

A FEPONS destaca também que 37 (60,7%) afogamentos ocorreram à tarde, 26 no mar, 21 no rio, quatro em piscinas domésticas, três em barragens, outros três em portos de abrigo/marinas e dois em poços.

Acrescenta que 12 casos ocorreram durante banhos em lazer, quatro por quedas de viaturas à água, dois durante pesca lúdica com cana, dois durante pesca lúdica com redes e outros em tarefas de limpeza do local.

Quanto à distribuição geográfica, 10 casos (16,4%) sucederam no distrito de Faro, oito (13,1%) no de Lisboa, oito (13,1%) no de Leiria, sete (11,5%) no de Setúbal e seis (9,8%) no do Porto.

RELACIONADOS
Mais Lidas