O tema da saúde capilar tem ganhado cada vez mais espaço no mundo da beleza. Numa altura em que há cada vez mais pessoas a fazer tratamentos químicos e a usar ferramentas de styling no dia a dia, é essencial falar dos danos que estes procedimentos podem provocar nos fios.
Num artigo da Women’s Health espanhola, a farmacêutica especializada em cabelo e pele Verónica Vivas explica quais são as três principais causas de queda de cabelo e de estragos nos fios.
A especialista explica que a saúde do cabelo é afetada por dois fatores, os naturais e os aceleradores. Em relação aos primeiros, poucas coisas se podem fazer já que são causados pelo envelhecimento e desgaste natural. No entanto, em relação aos segundos, há alguns cuidados que podemos adotar.
Coisas a não fazer para manter o cabelo saudável
Num post na sua conta de Instagram @veronicavivasl, a especialista partilha que há três coisas que devemos ao máximo evitar fazer ao nosso cabelo e todas têm que ver com químicos que alteram a cor ou a estrutura dos fios.
Para manter o cabelo saudável, a primeira coisa a fazer é evitar as descolorações. Este processo, que basicamente retira o pigmento aos fios de cabelo, é dos mais agressivos e provoca grandes danos. Deve ser evitado a todo o custo.
Alisamentos ou permanentes são também muito agressivos para o cabelo, explica a farmacêutica. Isto porque estes tratamentos alteram a estrutura do nosso cabelo.
O terceiro procedimento que danifica muito o cabelo é a coloração permanente, aquela que normalmente se faz no cabeleireiro.
Apesar de Veronica Vivas referir estes três procedimentos como os mais agressivos para o cabelo, há outros hábitos e fatores que têm um efeito negativo e que devemos evitar. Num vídeo partilhado na sua página, a especialista refere em menos de um minuto quais são estes hábitos que devemos evitar para garantir sempre a saúde capilar.