Facebook Instagram

Sair com o cabelo molhado pode deixar-nos doentes? Saiba o que dizem os especialistas

Veja a resposta a esta dúvida tão comum

IOL
11 dez 2023, 15:19
Pessoa doente Foto: Freepik
Pessoa doente Foto: Freepik

Quem nunca ouviu a mãe, o pai ou os avós alertarem para não se sair para a rua com o cabelo molhado? O aviso era (e é) sempre o mesmo: “vais ficar doente”. Mas será que é mesmo assim? O que diz a ciência sobre este alerta tão comum?

Parece que a origem deste aviso está na ideia de que ao ficarmos com frio ficamos também mais suscetíveis a ficar doentes. Este aviso não tem grande fundo de verdade, mas, ao mesmo tempo, não é completamente falso.

Por um lado, a gripe, a constipação comum, a covid-19 ou outras doenças respiratórias são causadas por vírus. Ou seja, para ficarmos contaminados, temos de entrar em contacto com gotas ou partículas respiratórias de uma pessoa que esteja doente. “Não é possível apanhar-se uma constipação apenas por apanhar frio”, explica o professor de medicina e especialista em doenças infecciosas Sean O’Leary, da Academia Americana de Pediatria, ao jornal The Washington Post.

Por outro lado, o tempo frio cria um melhor ambiente para o desenvolvimento de germes – há estudos que indicam que temperaturas mais baixas ajudam o vírus da influenza a sobreviver. O frio também afeta o nosso sistema imunitário negativamente.

Outros estudos também parecem indicar que o ser humano fica mais suscetível a apanhar uma infeção viral quando a temperatura baixa. Uma descida de apenas 5 graus pode duplicar a hipótese de contrairmos um vírus.

Ainda assim, para Sean O’Leary, o mais importante não será evitar sair à rua de cabelo molhado, mas sim garantir que estamos protegidos contra os vírus, optando por levar a vacina contra a covid-19 e o vírus da influenza.

RELACIONADOS
Mais Lidas