O primeiro passo para saber se o seu filho está a transformar-se numa criança “demasiado mimada” (e isto nada tem que ver com excesso de afeto!) é identificar alguns sinais principais, como aponta Michele Borba, mãe, psicóloga e autora de livros de parentalidade, ao site da CNBC.
Veja a lista:
1. Não aceita “não” como resposta.
O seu filho espera que tudo seja feito à sua maneira e, na verdade, é ele que constantemente diz “ não”.
2. Gosta mais de receber do que de dar.
Não aprecia o que os adultos fazem por elas. Em vez de dizer “por favor” e “obrigado”, constantemente exigem com frases como “dá-me!”.
3. Exige coisas ou atenção no imediato.
Considera que as outras pessoas podem ser incomodadas pelos seus pedidos e espera que pare tudo e corresponda de imediato aos seus pedidos.
4. Pensa apenas em si.
Sente-se no direito de exigir e espera favores especiais. Se outra criança da turma, por exemplo, for premiada por algum motivo, vai querer igual ou uma recompensa superior.
5. Nunca está satisfeito com o que tem.
Está habituado a ter todos os brinquedos do mundo, a receber tudo o que pede, mas nunca é o suficiente. Quer e exige sempre mais, mais e mais.
Se revê nos seus filhos estes comportamentos, está na hora de agir, alerta a especialista. Tal como aprenderam estes comportamentos, podem reaprender outras atitudes. No entanto, vai ser difícil. Uma criança que já tem estes comportamentos interiorizados vai reagir mal à mudança de estilo parental. Não desista!
Percorra a galeria para ver como mudar de estilo parental.