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Estas são as competências mais úteis para os trabalhos do futuro

O relatório “The Future of Jobs Report 2023”, do Fórum Economico Mundial, identificou as competências que futuramente os trabalhadores devem adquirir

Link To Leaders
17 jan, 10:06
Entrevista de emprego Foto: Christina Wocintechchat, Unsplash
Entrevista de emprego Foto: Christina Wocintechchat, Unsplash

As previsões do Fórum Económico Mundial (WEF, na sigla em inglês), no seu relatório “The Future of Jobs”, apontam para que 44% das competências dos trabalhadores sejam alteradas até 2027. Hoje, a evolução tecnológica avança tão rapidamente que são muitas as dificuldades para que as empresas e os trabalhadores possam adaptar os seus programas de formação à nova realidade. Mas há alguns aspetos que podem ser agilizados, a começar por algumas das competências que os trabalhadores não podem desconsiderar no seu futuro profissional.

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O relatório, que contemplou 803 empresas em todo o mundo, representando 27 indústrias e mais de 11,3 milhões de trabalhadores, lista 5 competências:

Pensamento analítico – 74% dos especialistas preveem que a procura por esta competência nos trabalhadores vai crescer nos próximos cinco anos. Esta, destaca o “The Future of Jobs”, é uma das competências menos afetadas pela automação.

Pensamento criativo – Estima-se que a procura por esta skill solucionadora de problemas aumente ainda mais. 75% dos negócios dizem que necessidade de pensamento criativo também irá aumentar nos próximos cinco anos.

Inteligência artificial e big data – As empresas globais inquiridas dizem que, num futuro próximo, 9% das suas formações profissionais serão centradas nestas competências.

Liderança – Esta é a principal competência interpessoal desta lista. De acordo com o The Future of Jobs, 4 em 10 negócios estimam incluir o foco na liderança nas suas estratégias de aquisição de competências.

Curiosidade e aprendizagem – À medida que a tecnologia ameaça atrapalhar muitas das competências existentes atualmente, estas skills representam a capacidade dos trabalhadores se adaptarem à mudança se não quiserem ser ultrapassados.

Este artigo foi escrito no âmbito da colaboração com o Link to Leaders.

 

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