De acordo estudos realizados nos últimos anos por investigadores portugueses, existem alterações genéticas específicas na população portuguesa que podem ser a razão para haver uma taxa tão elevada de deficiência de vitamina D no nosso país.
Afinal, numa região do mundo tão soalheira não seria de esperar que existisse este nível de carência. Por isso, os portugueses devem estar mesmo atentos aos sinais e sintomas de que podem indicar falta de vitamina D.
A vitamina D é essencial e tem muitos benefícios: mantém os ossos fortes, ajuda na saúde mental e proporciona um sono mais reparador. Os sintomas da falta de vitamina D dependem do nível de gravidade da deficiência.
A médica de clínica geral norte-americana Mindy Lacey refere que pede sempre análises aos níveis de vitamina D em doentes que se queixam de fadiga, sintomas depressivos e problemas ósseos. “A deficiência de vitamina D tornou-se mais comum nos últimos anos”, refere em declarações ao site Nebraska Medicine.
“A maioria dos pacientes com deficiência de vitamina D são assintomáticos. No entanto, se se sentir exausto, com dores nos ossos, com fraqueza muscular ou alterações de humor, isso é uma indicação de que os níveis podem estar em falta”, refere a médica ao mesmo site.
Percorra a galeria acima para saber quais os sintomas de deficiência de vitamina D e as estratégias a adotar para colmatar essa falta.