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Portugal é um dos países mais influentes do mundo, diz relatório

Portugal melhora as perceções em Reputação e Educação e Ciência, ultrapassando a média internacional, mas enfrenta desafios em áreas como Governação, Relações Internacionais e Negócios e Comércio, segundo o mais recente relatório da Brand Finance.

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1 mar, 12:22
Lisboa Image by wirestock on Freepik
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Portugal está entre os 30 países mais influentes do mundo, tendo melhorado significativamente as perceções em Reputação e Educação e Ciência, ultrapassando a média internacional.

O mais recente relatório do Global Soft Power Index (GSPI) revela um avanço notável para Portugal, que agora se destaca como o 27º país mais influente do mundo, subindo três posições em relação ao ano anterior.

O estudo, conduzido pela consultora Brand Finance, destaca os EUA e o Reino Unido como líderes indiscutíveis em soft power, seguidos de perto pela China, que ascendeu significativamente no índice de 2024 à medida que a pandemia de Covid-19 perde força.

Com base numa pesquisa que envolveu mais de 170.000 entrevistados de mais de 100 países, o Global Soft Power Index da Brand Finance avaliou 193 países membros das Nações Unidas em 55 parâmetros diferentes.

O conceito de soft power, definido como a capacidade de uma nação influenciar preferências e comportamentos internacionais através da atratividade e persuasão, tem sido fundamental na ascensão de Portugal. No entanto, embora o país tenha alcançado uma forte reputação internacional, ainda enfrenta desafios em áreas cruciais como governança, relações internacionais e comércio, que afetam sua influência global.

“Portugal é um país reconhecido internacionalmente, com uma elevada Familiaridade (7.1/10) e uma forte Reputação (6.9/10). No entanto, enfrenta desafios em áreas críticas como a Governação, as Relações Internacionais e os Negócios e Comércio, que têm impacto na perceção global da sua influência. Uma comunicação eficaz sobre as suas realizações e contribuições nos domínios da economia, da cultura e dos negócios será fundamental para progredir na classificação. Embora Portugal tenha melhorado os seus resultados nos últimos cinco anos, não consegue destacar-se acima da média internacional, o que o impede de continuar a aumentar a sua influência”, explica Pilar Alonso Ulloa, Directora-Geral da Península Ibérica (Espanha, Portugal) e América do Sul da Brand Finance.

O avanço de Portugal no ranking é impulsionado por uma série de iniciativas estratégicas, incluindo campanhas de promoção sob o lema “Melhor Destino do Mundo”. “Todas estas campanhas têm tido um impacto positivo na promoção da marca Portugal, contribuindo para um aumento do turismo e do investimento estrangeiro”, reforça o relatório.

Além disso, Portugal tem fortalecido sua posição na educação e ciência, estabelecendo colaborações de investigação com instituições internacionais. Projetos conjuntos em áreas como biotecnologia, inteligência artificial e energias renováveis têm elevado a reputação do país como centro de excelência científica.

Para além disso, segundo o estudo, enquanto países europeus e da América do Norte tendem a classificar Portugal favoravelmente, os desafios persistem em regiões como África e Ásia. No entanto, destaca-se o reconhecimento positivo de países como Angola e Brasil, refletindo fortes laços históricos, económicos e culturais com Portugal.

O Global Soft Power Index foi realizado com base num inquérito a mais de 170 mil inquiridos de mais de 100 países para recolher dados sobre as percepções globais dos 193 Estados membros das Nações Unidas.

Este artigo foi escrito no âmbito da colaboração com o Link to Leaders

 

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