Facebook Instagram

Sofia é a primeira mulher transgénero candidata a Miss Venezuela [FOTOS]

Além de uma conquista pessoal, Sofia quer também dar visibilidade a pessoas trans

IOL
31 mai 2023, 16:12

Sofia Salomon, uma modelo de 25 anos, é a primeira mulher transsexual a lutar pela coroa de Miss Venezuela. Na Venezuela, os concursos de beleza assumem grande importância, sendo que o país já teve sete Miss Universo e seis Miss Mundo. As candidaturas para o concurso ainda estão a decorrer até à próxima quarta-feira e um painel irá selecionar as 24 finalistas.

A campanha de Sofia Salomon tem ganho atenção nas redes sociais, atraindo tanto mensagens de apoio como insultos transfóbicos. Por]em, a modelo diz não sentir-se afetada e sublinha que sempre teve o apoio da mãe, do pai e de toda a família.

“Tive uma excelente infância, cheia de respeito e amor e, por isso, torna-se muito mais fácil mostrar à sociedade quem realmente sou”, disse à AFP.

Sofia já participou num concurso especificamente para mulheres trans e chegou aos primeiros seis lugares do top e, por isso, recebeu nas redes sociais uma onda de mensagens de incentivo para participar noutro concurso.

“Agora que a Miss Universo e a Miss Mundo aceitam raparigas transgénero tenho a oportunidade de participar na Miss Venezuela”, sublinha.

Além de uma conquista pessoal, Sofia quer também dar visibilidade a pessoas trans no que, descreve, é uma sociedade conservadora.

Apesar de muitos países da América do Sul terem feito progressos nesta matéria, a Venezuela não tem qualquer legislação sobre mudança de género e as pessoas trans podem apenas mudar o nome (e até isto é difícil).

Sofia tem nacionalidade colombiana e venezuelana e apenas na Colômbia é reconhecida legalmente como uma mulher. “O que quer que aconteça, continuarei a ser uma mulher de sucesso”, sublinha.

Também em fevereiro, uma mulher transgénero foi selecionada pela primeira vez para participar no concurso Miss Universo Porto Rico, Daniela Arroyo.

O concurso Miss Universo permite a participação de pessoas transgénero desde 2012.

A espanhola Angela Ponce fez história no Miss Universo 2018, realizado na Tailândia, ao se tornar a primeira mulher transexual a disputar aquele concurso em mais de 60 anos de história.

Miss Estados Unidos, R'Bonney Gabriel foi coroada em janeiro deste ano como Miss Universo em Nova Orleans, no sul dos EUA, com a missão de ser a cara da nova etapa da entidade voltada para a defesa da igualdade de género e dos direitos das mulheres.

RELACIONADOS
Mais Lidas