Facebook Instagram

Erupção do vulcão Etna obriga a cancelar voos no aeroporto de Catânia, em Itália

Vulcão Etna é o mais ativo da Europa

Agência Lusa
14 ago 2023, 12:07
Catânia, Itália Foto: Samir Kharrat, Unsplash
Catânia, Itália Foto: Samir Kharrat, Unsplash

O aeroporto de Catânia, no leste da ilha italiana da Sicília, suspendeu hoje todos os voos devido a uma nova erupção do vulcão Etna, anunciou a empresa de gestão aeroportuária Sac.

"Devido a uma erupção do Etna (...) todas as partidas e chegadas estão canceladas até às 13h00" (meio-dia em Lisboa), anunciou a operadora do aeroporto por volta das 05:00 (04:00 em Lisboa).

Numa publicação feita na rede social X (antigo Twitter), a Sac pediu ainda aos passageiros que contactassem a companhia aérea em que deveriam voar para mais informações.

O vulcão Etna, o mais ativo da Europa, entrou em erupção esta madrugada, lançando uma nuvem de cinzas sobre a cidade de Catânia, que foi sendo dispersa por ventos de sul.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) de Itália confirmou a atividade, que “se transformou numa fonte de lava” a escorrer para sul da cratera do vulcão a uma altitude de 2.800 metros.

O encerramento do aeroporto coincide com o início tradicional das férias, a 15 de agosto, data que na Itália é popularmente conhecida como "Ferragosto". A ilha da Sicília é um dos destinos preferidos dos italianos e estrangeiros no verão.

O aeroporto, situado a cerca de 60 quilómetros a sul do vulcão, já tinha suspendido as operações de voo a meio de maio, também devido a uma erupção do Etna, que não provocou feridos.

O Monte Etna “tem uma história eruptiva muito longa, que se prolonga há mais de meio milhão de anos, mas só nos últimos cem mil anos é que o vulcão assumiu a forma cónica que o caracteriza atualmente”, segundo o ‘site’ do INGV.

De acordo com registos históricos, uma das erupções mais greves do Etna, localizado 3.324 metros acima do nível do mar, ocorreu em 1669, e terá provocado cerca de 20 mil mortos.

Em 2022, cerca de 10 milhões de passageiros passaram pelo Aeroporto Internacional Vincenzo Bellini, que serve a parte oriental da Sicília, um dos destinos turísticos mais populares de Itália.

RELACIONADOS
Mais Lidas