Facebook Instagram

Esta é a melhor forma de absorver a informação enquanto se estuda

Época de testes na escola ou faculdade? Hábito dos jovens não ajuda no estudo

IOL
18 out 2023, 16:06
Adolescente a estudar
Adolescente a estudar

Foto Annie Spratt, Unsplash

Existem playlists para estudar e há quem até goste de ter o televisor ligado para sentir uma companhia de fundo. Porém, os especialistas concluíram que o silêncio é fundamental para absorver melhor a informação que estamos a estudar.

Um estudo publicado em 2019 e citado pelo site Lifehacker concluiu que “a carga de trabalho mental e a atenção visual/auditiva são significativamente reduzidas quando os participantes são expostos a ruído a um nível de 95 decibéis”. O ruído é prejudicial para quem está a trabalhar, mas pode ser ainda mais prejudicial se estivermos a tentar reter novas informações.

Outro estudo mostrou que houve uma redução de 7% nos resultados de um teste quando os investigadores introduziram ruídos, em comparação com a mesma prova realizada em silêncio.

Porém, entre ouvir o barulho que existe numa casa agitada e música, é preferível a música, mas com condições: não deve ter letra e pode optar por pesquisar música “lo-fi” nas plataformas digitais. O importante é que ninguém cante!

Existem também auscultadores que cancelam o ruído, protetores de porta que reduzem os sons que entram na divisão e até painéis acústicos para revestir as paredes do espaço de trabalho e estudo.

RELACIONADOS
Mais Lidas