Facebook Instagram

IPMA: estes distritos portugueses estão sob aviso por previsão de chuva forte e trovoada

Entre as 12h00 e as 18h00 de hoje e depois entre as 00h00 de terça-feira e as 00h00 de quarta-feira.

Agência Lusa
16 out 2023, 10:29
Chuva Image by Kireyonok_Yuliya on Freepik
Chuva Image by Kireyonok_Yuliya on Freepik

Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real vão estar hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estes três distritos vão estar sob aviso entre as 12:00 e as 18:00 de hoje e depois entre as 00:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira.

O IPMA emitiu também aviso laranja para toda a costa portuguesa devido à agitação marítima e amarelo para 14 distritos por causa da chuva que pode ser forte e acompanhada de trovoada.

A previsão de mau tempo para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir no domingo um aviso à população, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras.

No aviso, a ANEPC pede a “adoção de comportamentos adequados” para prevenir consequências do mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, fixação de estruturas soltas”.

Pediu igualmente cuidado na circulação junto a árvores, pela possibilidade de queda de ramos devido ao vento, evitar circular junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, não praticar atividades relacionadas com o mar, adotar uma condução defensiva e não atravessar zonas inundadas.

Numa nota hoje divulgada, o IPMA indica que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja devido à previsão de ondas de oeste com 4,5 a 5,5 metros, com altura máxima de 9 metros entre as 06:00 e as 21:00 de terça-feira.

Estes distritos passam depois a aviso amarelo entre as 21:00 de terça-feira e as 03:00 de quarta-feira.

No que diz respeito à chuva, o IPMA emitiu para os distritos de Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Lisboa e Santarém entre as 00:00 e as 15:00 de terça-feira.

Os 14 distritos e o de Setúbal também vão estar sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 18:00 de terça-feira devido à previsão de vento forte do quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 100 quilómetros por hora nas terras altas.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

RELACIONADOS
Mais Lidas