De acordo com os especialistas do IPMA, no relatório de previsão para o período de 16 de outubro a 12 de novembro, prevêem-se valores de precipitação total acima do normal para todo o território nas próximas três semanas. Porém, as temperaturas – apesar de sofrerem uma descida já a partir do fim de semana – estarão ainda em valores mais elevados do que o normal em algumas regiões do país. “Na temperatura média semanal, prevêem-se valores acima do normal (+0.25 a 3°C) para todo o litoral do território e toda a região norte”, pode ler-se no documento divulgado pelo IPMA.
Já na próxima semana, que começa no dia 16, prevê-se que a probabilidade de precipitação total semanal seja superior ao normal, com vários períodos de chuva e aguaceiros fortes previstos para segunda e terça-feira.
Para o fim de semana, pode contar com chuva e aguaceiros em todo o país para os dois dias, com exceção para o arquipélago da Madeira, que se mantém sob aviso devido ao tempo quente.
Nesta sexta-feira há já sete distritos de Portugal continental que ficaram sob aviso amarelo do IPMA devido à previsão de “aguaceiros por vezes fortes”: Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga.
O IPMA destacou que a precipitação está de regresso a Portugal continental a partir desta sexta-feira, com “o tempo quente e seco das últimas semanas” a dar “lugar a tempo chuvoso e descida de temperatura”.
A crista anticiclónica que se estende desde o Mediterrâneo Ocidental até à região da Madeira, irá deslocar-se para sueste e enfraquecer permitindo a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria nos dias 13 e 14 de outubro, sublinhou.
“Prevê-se a ocorrência de precipitação inicialmente no litoral Norte que se irá estender gradualmente a todo o território, sendo que na região Sul será mais provável no dia 14”, acrescentou.
Os valores da temperatura máxima do ar irão registar uma descida esta sexta-feira, entre os 4 e 8°C, em especial nas regiões Norte, Centro e Alto Alentejo e deverão continuar a diminuir nos dias 14 e 15 de outubro em todo o território “embora menos acentuadamente”.
“Os valores da temperatura mínima deverão ter variações pouco significativas embora com uma tendência igualmente para diminuir”, referiu ainda o IPMA.
“No dia 15 [de outubro], a aproximação de uma depressão, que irá centrar-se a oeste da Península Ibérica, transportando na circulação uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água, mantendo-se possivelmente na região até dia 17, dará origem a precipitação persistente na generalidade do território”, anunciou ainda.
O IPMA alertou também para o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional, no dia 15 de outubro.
Consulte aqui o relatório completo:
Multimédia Meteo.DivSI
Saiba aqui a previsão para as próximas 4 semanas no período de 16/10 a 12/11/2023.https://t.co/D3L8847L6g pic.twitter.com/m40CYxnPuk
— IPMA (@ipma_pt) October 13, 2023