Facebook Instagram

Este comportamento numa relação não só é irritante como pode conduzir ao divórcio

É apontado como um dos principais sinais de que um casamento poderá não durar

IOL
5 jan, 11:17

Muitas vezes é no silêncio que se encontra a paz. No entanto, nas discussões entre casais, o silêncio é considerado um pecado de comunicação que pode mesmo levar ao divórcio.

Numa relação, as divergências e discussões são normais, mas é essencial saber navegá-las usando a comunicação. O problema é quando uma das pessoas opta por não falar, ignorando ou sendo evasivo com o parceiro durante uma discussão. Este comportamento, se repetido muitas vezes, pode tornar-se um vendeiro problema, alerta o investigador e professor de psicologia John Gottman, citado pelo HuffPost.

Por 40 anos, John Gottman e a sua equipa no Instituto Gottman têm estudado as interações de casais para determinar os principais fatores que podem conduzir à separação.

Os problemas de comunicação são apontados como comuns e Gottman refere que atitudes como desprezar, criticar, tornar-se defensivo e bloquear o companheiro são formas de descrever o ato de se afastar emocionalmente. Quando isto acontece, deixa de ser possível ter uma conversa adulta, o que pode fazer com que o companheiro que queria dialogar se sinta sobrecarregado, sozinho e irritado.

Qual será então a melhor forma de evitar este comportamento? Veja na galeria acima uma lista de 7 dicas de terapeutas de casais para comunicar melhor, partilhadas pelo HuffPost.

 

RELACIONADOS
Mais Lidas