Facebook Instagram

Dicas para poupar água: o ambiente e a carteira agradecem

Conheça pequenas estratégias para implementar em casa, que podem traduzir-se numa grande poupança de água. Não só ajuda o ambiente, como poupa muitos euros na fatura mensal.

Doutor Finanças
28 jun 2023, 09:43
Poupar água Foto Andres Siimon_Unsplash
Poupar água Foto Andres Siimon_Unsplash

Mudar de hábitos pode ser difícil, ao início, mas quando vir a poupança na fatura da água, vai perceber que vale a pena introduzir algumas alterações de comportamento na utilização da água para uso doméstico. Um pequeno exemplo: se os seus duches demoram aproximadamente 10 minutos, significa que, em cada um deles, está a gastar até 200 litros de água. Num mês, são 6.000 litros de água, o equivalente a 1.200 garrafões de 5 litros.

A primeira dica: Comece por tomar duches mais rápidos e comece a fechar a torneira sempre que necessita de água corrente, como quando coloca champô ou se ensaboa. Se tem crianças pequenas que tomam banho de imersão, evite encher a banheira com mais de um palmo de altura.

Assegure-se de que não tem perdas de água, nem nas torneiras nem no autoclismo. E, voltando às torneiras, feche-as quando está a lavar os dentes ou a ensaboar as mãos.

No autoclismo, se for dos que tem dupla descarga, certifique-se que só usa a descarga mais forte quando é necessário. Se tiver um autoclismo mais antigo, abra a tampa e coloque uma garrafa de 1,5L cheia de água lá dentro. Vai ajudar a que a descarga não desperdice tanta água.

Dicas para não desperdiçar água na cozinha

Na cozinha, comece por evitar descongelar os alimentos com água. E, quando precisar de lavar legumes, por exemplo, use um recipiente e reutilize essa água para lavar plantas, ou o chão, por exemplo.

Se tiver máquina de lavar loiça, não a coloque a funcionar se não estiver cheia e opte pelos programas eco. Apesar de durarem mais tempo, consegue poupar não só água, mas também eletricidade. Evite também passar a loiça por água antes de a colocar na máquina, basta raspar os resíduos e a máquina faz o resto.

No caso da máquina de lavar roupa, muitas marcas no mercado já permitem a opção de lavar meia carga, o que significa que não terá de esperar até encher a capacidade da máquina para pôr roupa a lavar.

Também pode optar por instalar um redutor de caudal em várias torneiras. Desta forma vai conseguir diminuir o desperdício de água em cerca de 50%. Se optar pela instalação deste tipo de torneira no chuveiro, a poupança pode ir até aos 80%.

As torneiras a pingar também constituem um grande desperdício de água, que pode ir além dos 30 litros diários. Por isso, certifique-se que tem todas as torneiras e canalizações a funcionar corretamente.

Se tem um jardim, opte por regar logo de manhã ou ao final da tarde, já que, se o fizer nas horas de maior calor, parte da água vai evaporar.

RELACIONADOS
Mais Lidas