- Humidade, bolor e mofo: é assim que se elimina os grandes inimigos da família no inverno
- Nunca mais deite fora as rolhas de cortiça. Não imagina como podem ser preciosas
- Das plantas às luzes embutidas: como ter uma casa sofisticada sem gastar muito
Os preços da habitação não deixam muitas vezes margem para fazermos as obras que sonhámos. Porém, não é por isso que temos de nos resignar àqueles azulejos datados que estão na casa de banho ou com aquela entrada de mosaicos que ferem os olhos.
Existem agora soluções muito mais económicas do que a substituição dos revestimentos de cerâmica. Mas, além de serem baratas, na maioria das vezes e sem precisar de ter alma de empreiteiro, consegue fazer o trabalho sem apoio profissional, desde que cumpra as instruções dos produtos e que veja tutoriais das marcas.
Falamos dos revestimentos adesivos, fabricados em PVC, e que transformam uma casa de banho ou cozinha rapidamente num espaço novo. Tem sido uma verdadeira revolução para quem quer mudar os espaços sem gastar muito. São ainda materiais resistentes à água e fáceis de limpar.
Nas lojas da Leroy Merlin, encontramos revestimentos da marca Artens com preços que rondam os 35 euros. Na coleção Renowall, existem revestimentos com efeito de pedra, de cerâmica, azulejo e em cores diversas.
Este revestimento é feito para para aplicação em paredes interiores. “Pode decorar qualquer parede ou canto da sua casa de forma simples graças à sua fácil instalação por colagem, sem a necessidade de fazer furos ou lascar a parede, ou com fechos como grampos ou pregos. Possui boa absorção acústica e é resistente à humidade, podendo ser inserido em qualquer divisão da casa, inclusive na casa-de-banho”, garante a marca.
Veja na galeria acima esta coleção da Artens para se inspirar. Porém, no mercado existem inúmeras opções (incluindo mais baratas, a partir de 10 euros por metro quadrado), com cores, padrões e relevos diferentes.
Abaixo, veja um dos muitos tutoriais de colocação destes revestimentos em PVC.