Os entupimentos nos canos parecem ocorrer nos momentos mais inconvenientes e, embora muitas vezes possamos corrigi-los no momento, por vezes a situação parece ser crónica.
O segredo passa por agir mal a água começa a demorar a escoar, antes de estar totalmente entupido. Segundo recomendações do site norte-americano House Digest, antes de recorrer a um desentupidor químico altamente tóxicos, considere uma solução mais suave e ecológica com um ingrediente encontrado na maioria das casas: água oxigenada.
A primeira vantagem é tratar-se de um produto seguro e acessível. Mais importante ainda, ao contrário dos agressivos desentupidores químicos que podem danificar os canos e libertar vapores tóxicos, a água oxigenada não é corrosiva e é biodegradável. Ao não introduzir químicos agressivos no sistema de canalização está a evitar poluir os cursos de água.
A água oxigenada ajuda a dissolver lentamente a sujidade acumulada nos canos causada por matéria orgânica. Isto é importante porque, na casa de banho, a matéria orgânica é frequentemente responsável pelos entupimentos da banheira e do lavatório, pois os cabelos e resíduos de sabonete são frequentemente os culpados.
Siga passo a passo este método:
Limpe a superfície e, com o apoio de um desentupidor de borracha e um arame, remova qualquer sujidade visível que esteja a obstruir o ralo, como cabelos ou sujidade
Deite uma chávena de bicarbonato de sódio pelo ralo e deixe atuar durante 10 minutos (Isto funcionará como um ativador para a água oxigenada e vai ajudar no desentupimento)
Despeje cuidadosamente uma chávena de água oxigenada pelo ralo. A mistura vai borbulhar à medida que o bicarbonato de sódio e a água oxigenada reagem, decompondo a acumulação nos canos.
Deixe a mistura atuar durante seis a oito horas, de preferência durante a noite. Quanto mais tempo ficar, mais tempo estará a atuar
No dia seguinte (ou após várias horas), enxague o ralo com água muito quente. Isto ajudará a enxaguar os detritos soltos e a limpar o ralo.
Repita o processo tantas vezes quanto forem necessárias, caso o entupimento persista.