Facebook Instagram

Bebe água da torneira? Deve cumprir a regra das 4 horas, recomendam especialista

Este truque vai deixá-lo tranquilo sempre que beber água da torneira

Adriana Gomes
14 mar, 16:23

Em Portugal, a água da torneira é considerada segura para consumo e, além de ser usada para cozinhar, há também quem a beba no dia a dia. Apesar de não ser contaminada, há uma regra informal que se deve cumprir quando as torneiras não foram abertas por umas horas.

A água é segura para consumo humano quando está em circulação constante. Se por outro lado esteve parada nos canos, é preciso ter em atenção uma questão: o número de horas que passaram, explica o Huffington Post.

A regra das quatro horas é muito simples: se a torneira esteve fechada por quatro horas ou mais, o ideal é deixar a água correr durante cerca de 30 segundos.

Ao fazer isto, não só garante que bebe água fresca, como também faz com que possíveis detritos que estivessem no cano possam circular, não sendo consumidos por si.

Se sente que ao fazer isto está a desperdiçar água, dizemos que não tem de ser. Apesar de não estar a beber esta água, pode guardá-la numa garrafa, balde ou embalagem para usar depois para regar as plantas, limpar algo em casa ou até para lavar a loiça.

RELACIONADOS
Mais Lidas