Facebook Instagram

Border Collie destronado. Afinal, é esta a raça de cão mais inteligente do mundo

Foram feitos testes a 13 raças e houve uma que se destacou mais do que o Border Collie

Adriana Gomes
18 mar, 16:05

Durante anos, os Border Collie estiveram no topo das listas de raças de cães mais inteligentes, mas parece que o reinado deste cão pastor chegou ao fim. O título de cão mais inteligente do mundo pertence agora a outro pastor, mais concretamente ao Pastor Belga Malinois.

Cientistas da Universidade de Helsínquia realizaram um novo estudo que incluiu mais de 1000 cães de 13 raças diferentes que tiveram de realizar 10 tarefas – sete cognitivas e três comportamentais. Foi avaliado, entre outras coisas, a capacidade dos cães de lerem gestos humanos, quão dependentes eram, se eram capazes de chegar a comida presa numa caixa fechada e se conseguiam chegar a um prémio percorrendo uma cerca transparente, explica o site Country Living. Foi nestes testes que o Pastor Belga Malinois se destacou.

Para quem não conhece, o Pastor Belga Malinois é uma raça muito independente, com grande capacidade de solucionar problemas e muito boa farejadora. É por isso muito usada pela polícia. Por todas estas características, o Pastor Belga Malinois acabou por se destacar nas tarefas cognitivas, tendo excelentes resultados na maioria dos testes. Mas atenção, os Border Collie não ficaram muito atrás, refere o El Periodico. 

Na pontuação geral de inteligência, o Pastor Belga Malinois alcançou 35 pontos de um máximo de 39 pontos. Em segundo lugar ficou o Border Collie, com 26 pontos. A raça Hovawart ficou em terceiro lugar com 25 pontos,

 

RELACIONADOS
Mais Lidas