Facebook Instagram

Estas 4 bebidas são excelentes alternativas ao café para lhe dar energia

Uma nutricionista da Universidade de Harvard aponta alternativas ao café para conseguir aquele ‘boost’ de energia diária de que precisa

IOL
10 jan, 16:49

Quando se sente com pouca energia sente que só o café lhe dá aquela motivação extra de que precisa para cumprir as suas tarefas? Pois saiba que existem outras bebidas a ganhar popularidade como alternativas ao café e ao chá preto, prometendo vantagens energéticas e benefícios para a saúde semelhantes.

Estas opções, muitas vezes vendidas como bebidas de bem-estar, têm vindo a ganhar destaque, pode ler-se num artigo da nutricionista Nancy Oliveira, colaboradora do site da Universidade de Harvard e coordenadora do departamento de nutrição de um hospital em Boston, nos Estados Unidos.

Alguns estudos associam compostos presentes nos grãos de café, os polifenóis e antioxidantes, a benefícios para a saúde, incluindo menor risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e distúrbios neurodegenerativos como a doença de Parkinson e Alzheimer. No entanto, a maioria das pessoas não consome café por esses motivos.

Os apreciadores de café desfrutam do ‘boost’ de energia da cafeína, que melhora a clareza e o foco, e gostam do sabor intenso. No entanto, a cafeína pode deixar algumas pessoas nervosas e a acidez do café pode irritar estômagos sensíveis.

Por sua vez, o chá preto é a segunda bebida mais consumida no mundo, logo a seguir à água. A maioria dos tipos de chá contém cerca de metade da cafeína do café (e as infusões de ervas como a tília ou a camomila têm pouca ou nenhuma cafeína) e apresenta mmenos acidez. O chá também contém substâncias antioxidantes que promovem a saúde, como os flavonóides.

O artigo de Harvard refere que cerca de 250 ml de café fresco contêm cerca de 95 mg de cafeína, o chá preto cerca de 47 mg e o chá verde cerca de 28 mg.

Percorra a galeria acima para ver as alternativas ao café que pode tomar.

 

 

 

RELACIONADOS
Mais Lidas