- Sempre sonhou com uma horta em casa? Veja o que plantar em abril para colher no verão
- É este o alimento que faz com que pessoas vivam até aos 100 anos?
- Cientistas garantem: este é o tipo de alimento que deve sempre comer para ter um cérebro saudável
Não importa se é simples, com gelo ou com leite, o café faz parte da rotina matinal de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo. A questão é, já parou para pensar qual é o impacto do café no seu coração?
Com a quantidade de café consumida, é normal que já se tenham feitos vários estudos para se analisar se o café faz bem (ou mal) ao coração. E parece que já há provas científicas de que o hábito de consumir esta bebida é positivo para a saúde cardíaca.
O professor assistente de medicina familiar da Universidade do Texas Samuel Mathis explicou à Parade que alguns estudos concluíram que quem bebe café tem menos episódios cardíacos do que quem não bebe. Além disso, o consumo regular da bebida diminui o risco de hipertensão, insuficiência cardíaca e ritmo cardíaco anormal.
A cardiologista Laxmi Mehta acrescentou que o consumo regular de café está associado a um menos risco de diabetes do tipo 2 e de doença de Parkinson, além de que é uma excelente fonte de antioxidantes.
Ainda assim, é possível fazer com que o café seja ainda mais benéfico para o coração. Como? Acrescentando um pequeno ingrediente que provavelmente já tem em casa: a canela.
Ambos os médicos salientam que há estudos que mostram que a canela ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes do tipo 2. Também pode reduzir o colesterol e os triglicerídeos.
A canela também ajuda o sistema imunitário, diminui o risco de cancro e protege o coração e o cérebro.
Colocar canela no café é uma forma simples de o adoçar sem acrescentar açúcar ou adoçantes que fazem mal ao organismo. Além disso, dá um sabor muito particular à bebida com que tanta gente começa o seu dia.