Facebook Instagram

Este é o pior tipo de café para ter em casa. “Devia ser proibido”, defende especialista

Há um tipo de café, bastante comum nas prateleiras de supermercado, que devemos evitar ter em casa

IOL
20 fev, 10:28
Café
Café

Uma das maiores especialistas espanholas em degustação e torra de café explica o que leva os cafés a serem mais caros e demonstra a sua indignação por ainda ser permitida a venda de um tipo de café comum.

“Não entendo como o café torrefacto não é proibido. Não é só por ter açúcar, mas por esse açúcar ser queimado. O açúcar não acrescenta nada ao café. Se colocar um grão de café torrefacto em água fria, vai ver o que acontece: só lhe dá cor. Porque o gosto é horrível. O que acontece é que isso se tornou um hábito de consumo”, disse Marisa Baqué, campeã nacional de degustadores de café, em entrevista ao jornal espanhol ABC.

“Dizem que a torra foi inventada quando o café era um artigo de luxo, para lhe dar mais peso e compensar o custo da matéria-prima. Acredita-se também que o açúcar foi adicionado para melhorar o sabor, e outros acreditam que foi porque envolver o grão com açúcar o preserva melhor. Fique com o que quiser, a realidade é que o consumidor acredita que é de melhor qualidade, e isso não é verdade”, garante.

E por que são alguns lotes de café mais caros? “Os cafés especiais são mais sustentáveis em todos os aspetos: ecológico, económico e social”, explica a especialista. Há mais coisas que influenciam, no momento da produção, como o momento de o grão maduro ser colhido, uma boa seleção de grãos e uma fermentação muito cuidadosa. “Tudo isto é pago”, sublinha.

Por outro lado, os cafés baratos provêm de grandes culturas, onde a seleção é diferente e a classificação é feita à máquina. “No café de qualidade percebemos notas frutadas ou mais florais, mas sempre muito agradáveis. Nos outros, entram os cafés imaturos ou que tiveram má fermentação, nos quais foram misturados grãos deteriorados. Assim, sentirá na boca sabores “adstringentes e terrosos”, por vezes com “notas que lembram azeitonas, o que é um indicador de má fermentação”.

RELACIONADOS
Mais Lidas