Facebook Instagram

Saiba por que nunca (a sério, nunca) deve pisar ou esmagar as baratas

O alerta não é novo, mas deve ser reforçado: Organização Mundial de Saúde recomenda que nunca pise baratas

IOL
26 abr, 12:26

As baratas são um pequeno pesadelo doméstico em muitas zonas urbanas de Portugal e, nas cidades mais populosas, é comum aparecerem baratas, mesmo quando as condições de higiene nas habitações são impecáveis. Para muitas das pessoas que se deparam com baratas, a primeira reação é pisar e esmagar, ficando convencidas de que os seus problemas terminaram ali.

Mas, a verdade é que os especialistas alertam que ao fazer isto está a colocar em causa a sua saúde e de todas as pessoas que vivem em sua casa. Além disso, se não tiver o cuidado de limpar e desinfetar a sola do sapato com que matou a barata, está a ampliar o problema.

Especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) já tinham deixado o alerta no ano passado, em declarações ao site brasileiro UOL, para os riscos de pisar baratas. Saiba que, quando são esmagados, estes insetos libertam grandes quantidades de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos.

Mesmo quando se usa um inseticida, a barata liberta contaminantes, ainda que de forma mais lenta. Há até estudos que estabelecem uma ligação entre o esmagamento de baratas com a proliferação de doenças como tuberculose, poliomielite, febre tifoide, conjuntivite, pneumonia, hepatite A ou lepra.

Então como devemos agir? O ideal seria apanhar a barata com recurso a um papel, de forma que só morresse fora de casa. Mas, como esta parece uma missão impossível para a maioria das pessoas, os especialistas recomendam um destes métodos:

  • Água quente
  • Álcool em gel
  • Detergente de loiça
  • Armadilhas com veneno
  • Inseticida em gel

 

RELACIONADOS
Mais Lidas