Facebook Instagram

Dieta: nunca coma estes 2 alimentos ao pequeno-almoço. Parecem saudáveis, mas não são

Nem tudo o que parece é e, acreditando que estamos a fazer boas escolhas, damos por nós a sabotar o nosso próprio plano para perder de peso

Andreia Vital
12 mar, 12:37

O pequeno-almoço é uma refeição importante para quem deseja perder peso e não aderiu à moda do jejum. Porém, os esforços para uma dieta de emagrecimento podem ser em vão se incluir alguns alimentos de manhã na sua alimentação.

De acordo com a revista francesa ‘Marie France’, existem dois alimentos que deve evitar no seu pequeno-almoço para alcançar os seus objetivos de perda de peso. São alimentos que, pelas embalagens e disposição nas prateleiras de supermercados, até parecem saudáveis. Mas, na verdade, devem ser evitados:

1 - Iogurtes e sumos de frutas industriais

Embora pareçam opções saudáveis, muitos iogurtes e sumos de frutas industrializados contêm açúcares adicionados e outros ingredientes pouco saudáveis. Opte por iogurtes naturais sem adição de açúcar e escolha sumos naturais de fruta fresca em vez dos processados.

2 – Cereais de pequeno-almoço

Evite cereais de pequeno-almoço com alto teor de açúcar (mesmo aqueles que na embalagem referem ser ‘light’, ‘linha’ ou ‘fitness’. Em vez disso, opte por pão integral ou cereais pouco açucarados. O pão integral fornece fibras e nutrientes essenciais, enquanto os cereais açucarados podem causar picos de açúcar no sangue e aumentar o apetite.

Mas, afinal, o que deve conter um pequeno-almoço saudável? Não é preciso investir em produtos da moda ou alimentos caros que vêm de longe. De acordo com as recomendações oficiais da Direção-Geral de Saúde (DGS), um pequeno-almoço equilibrado deve garantir os seguintes ingredientes e alimentos:

  • Hidratos de Carbono: Pães integrais, cereais, aveia.
  • Proteínas: Leite, iogurte, queijo, ovos.
  • Gorduras Saudáveis: Frutos secos, abacate, azeite.
  • Frutas e Vegetais: Ricos em vitaminas e minerais.
  • Bebidas: Água, chá ou café.

No pequeno-almoço, prossegue a DGS, devem ser evitados alimentos processados e ricos em açúcar, deve variar os alimentos para obter nutrientes diversos e respeitar as quantidades recomendadas.

O pequeno-almoço tem impacto na nossa energia e desempenho cognitivo. “Após o jejum noturno, o pequeno-almoço fornece a energia necessária para enfrentar o dia” e melhora a concentração, memória e desempenho mental”, sublinha a DGS.

Também para controlar o peso, um pequeno-almoço equilibrado ajuda a evitar excessos nas refeições seguintes e, por isso, contribui para manter um peso saudável.: Direção-Geral de Saúde.

RELACIONADOS
Mais Lidas