Facebook Instagram

Estes são hábitos que os japoneses têm antes de deitar-se para acordarem felizes

Os japoneses são conhecidos pela sua longevidade e índices de felicidade. E, por isso, há cada mais interesse nos seus hábitos

IOL
18 jan, 15:06
Melhor sono
Melhor sono

Isso, por sua vez, ajuda-nos a sentirmo-nos mais relaxados e pode até ajudar-nos a dormir melhor.

@Shutterstock

Em geral, os japoneses são mais saudáveis e felizes, batendo recordes de longevidade. Por isso, cada vez mais o mundo ocidental está de olhos postos nos hábitos do seu povo. Da alimentação ao exercício, jovens e idosos cumprem várias tradições que fazem toda a diferença na saúde.

No que diz respeito à qualidade sono, existem alguns hábitos japoneses que todos devíamos seguir no Ocidente, como podemos descobrir num trabalho da revista espanhola Clara. 

Praticar a “felicidade à japonesa”: pequenas coisas e ikigai

  • A felicidade japonesa reside em pequenos prazeres, como contemplar a queda das pétalas de cerejeira (sakurafubuki) ou praticar o kintsugi, prática em que objetos partidos são embelezados com ouro, simbolizando resiliência.
  • O conceito de 'ikigai', a razão para viver, é fundamental. Representa a busca por um propósito que motive e traga alegria, relacionando-se com a resiliência e longevidade.

Rotina noturna como chave para a vitalidade

  • Uma dieta equilibrada, rica em peixe, cereais integrais, soja, tofu, algas e vegetais, contribui para a longevidade.
  • A prática do Hara Hachi Bu, que envolve comer só até sentir 80% de satisfação estomacal, evita o excesso de peso e favorece a digestão.
  • A gratidão é uma atitude fundamental, promovendo harmonia, respeito, pureza e tranquilidade.

Tradições noturnas japonesas para uma noite reparadora

  • A sopa de miso, comida ao jantar, é associada à longevidade, proporcionando proteínas de qualidade e benefícios como o controlo do colesterol, além de hidratar e acalmar.
  • Os banhos quentes, parte integrante da cultura japonesa, relaxam os músculos, melhoram a circulação e reduzem o stress, promovendo um sono reparador.

Dormir bem para viver bem

  • Os japoneses cultivam o hábito de deitar-se entre as 22h e as 23h, acordando por volta das 6h ou 7h da manhã, garantindo as 7 a 8 horas de sono recomendadas pelos especialistas da Organização Mundial de Saúde para uma saúde física e mental robusta.
  • Ao incorporarmos estes hábitos noturnos dos japoneses em nossa vida diária, podemos descobrir um caminho para uma existência mais saudável, feliz e plena.
RELACIONADOS
Mais Lidas