Facebook Instagram

Os pais que criam crianças resilientes e bem-sucedidas nunca fazem estas 5 coisas

Há cinco atitudes frequentes entre os pais que, sem se aperceberem, fazem com que os filhos sejam pouco resilientes e que se sintam frustrados

Andreia Vital
8 abr, 13:27

A forma como falamos com os nossos filhos e como nos comportamentos junto deles pode afetar a sua confiança e resistência psicológica, o que tem um grande impacto no sucesso futuro das crianças. Por isso, existem alguns erros que todos os pais devem tentar evitar se querem criar crianças felizes, ajustadas e com confiança necessária para superar momentos menos bons e continuar a lutar pelo sucesso, de acordo com um artigo do site norte-americano CNBC.

De acordo com os especialistas ouvidos pelo mesmo site, estes são os cinco hábitos que os pais devem evitar ao máximo se querem criar crianças bem-sucedidas e resilientes.

  • Não proteja em demasia os seus filhos

Superproteger os filhos torna-os menos propensos a desenvolver características como resiliência e perseverança, ajudando-os a desmoronar sob stress quando forem adultos. Crianças resilientes geralmente têm a confiança necessária para recuperar de falhas e continuar a assumir riscos necessários e calculados, como revelam estudos mencionados pela CNBC.

Isto não quer dizer que deve ser demasiado duro com os seus filhos. Deve, sim, estabelecer expectativas razoáveis e responsabilizá-los, segundo recomenda a especialista em parentalidade, Esther Wojcicki, citada pelo site norte-americano.

Dar responsabilidades no dia-a-dia, como algumas tarefas domésticas ou a escolha das suas próprias atividades extracurriculares, pode ser benéfico. "Quanto mais confia nos seus filhos para fazerem coisas sozinhos, mais capacitados eles serão", escreveu a autora.

  • Não castigue as falhas e insucessos

Aprender a recuperar de falhanços de forma saudável é importante. Castigar o seu filho por cometer um erro pode enviar a mensagem errada de que a falha é algo de que se deve envergonhar, em vez de tratar-se de um contratempo temporário com o qual se pode aprender, explica a psicoterapeuta Amy Morin, ao site da CNBC.

Ajude os seus filhos a descobrir o que devem aprender com cada erro, para que construam a confiança necessária para terem sucesso na próxima vez, recomenda a especialista. Pode partilhar histórias dos seus próprios contratempos e como os ultrapassou ou exemplos de pessoas bem-sucedidas que superaram falhas iniciais. "As pessoas mais realizadas alcançaram os seus objetivos falhando pelo caminho", escreveu a psicóloga.

  • Evite o pessimismo

O mundo está cheio de desafios constantes e, por vezes, é fácil ser pessimista. Mas, lembre-se sempre de que "as nossas crenças e atitudes passam para os nossos filhos", como alertou a psicóloga educacional Michele Borba, ao site da CNBC.

As crianças otimistas são mais propensas a ver os obstáculos como contratempos temporários que podem ser superados, acrescenta. A negatividade excessiva pode fazer com que crianças e adultos desistam mais facilmente quando as coisas se complicam, em vez de trabalharem para criar uma solução, concluem vários estudos.

"Pode dizer 'está tudo bem, conseguimos resolver isto'", refere a psicóloga. "Se continuar a dizê-lo, está na verdade a fazer com que o seu filho escute a sua estratégia de gestão. E o mais incrível é que muitas vezes eles assimilam e agora têm uma forma de responder à preocupação por si próprios”, conclui.

  • Não fique irritado quando os seus filhos fazem muitas perguntas

Por mais tentador que seja pedir ao seu filho para parar de fazer uma sequência aparentemente interminável de perguntas, é importante incentivar a curiosidade do seu filho. "O que é aquilo?", "O que estás a fazer?" ou "Porquê?" pode tornar-se cansativo. Mas, as crianças aprendem mais e lembram-se do que aprendem quando estão ativamente curiosas, mostram os estudos, mencionados pela CNBC.

"Os pais das pessoas mais realizadas dão sempre prioridade à aprendizagem de coisas novas. E porque ensinam aos seus filhos a abraçar a curiosidade, uma coisa que levam muito a sério é responder a perguntas", escreveu o investigador Kumar Mehta.

  • Não exagere na reação

É fácil ficar preocupado com os seus filhos, mas uma má nota ou uma zanga com um dos seus amigos não é o fim do mundo. Considerando o quanto os seus filhos reparam e, frequentemente, imitam o seu humor e comportamento, é importante não ficar consumido pela ansiedade, de acordo com a psicóloga do desenvolvimento Aliza Pressman. Em termos gerais, "nada é uma emergência" na vida quotidiana dos seus filhos, explicou a especialista ao site da CNBC.

A ansiedade generalizada pode afetar negativamente a saúde mental das crianças, dizem os psicólogos, potencialmente levando a condições como depressão, que podem minar a motivação de uma criança para ter sucesso e a confiança para assumir riscos necessários.

RELACIONADOS
Mais Lidas